Preparando sua empresa para ser fornecedora do poder público
Agora vamos saber como preparar a sua empresa MEI para ser uma fornecedora do governo, seja ele a prefeitura de sua cidade, o poder estadual ou federal. Importante: as licitações permitidas para a participação de um MEI são aquelas de até R$80.000. Isso porque uma empresa MEI só pode faturar até R$81.000 ao ano. Se ela ultrapassar esse faturamento nos 12 meses do ano, vai deixar de ser uma microempresa individual e passará para outra categoria empresarial.
Então, fique atento! Mesmo que a licitação não traga esse impeditivo, mesmo que sua empresa MEI ganhe a licitação, não poderá ser fornecedora. Assim, para iniciar o processo, é fundamental ler os editais das licitações que ficam disponíveis nos sites oficiais das instituições públicas ou em sites que reúnem esse tipo de informação. Ler as regras da licitação é parte do processo. É fundamental verificar se o seu MEI atende às solicitações do certame.
Cadastre seu MEI no site do SICAFpara as licitações federais. Nesse portal, você terá acesso aos certames abertos e a muitas outras informações importantes sobre as licitações públicas federais. Lembrando que uma empresa MEI poderá vender produtos ou prestar serviços aos órgãos públicos.